Renault pensa em versões desportivas dos seus SUV

Tendo visto o sucesso obtido pelos "primos" da Nissan como a versão Nismo do Juke (218 cv) e tendo o "know how" em casa, a Renault está a planear avançar para versões desportivas dos seus SUV. É, por isso, de esperar para um futuro a médio prazo a aparição de versões RenaulSport tanto do Captur como do Kadjar, o novo SUV que a marca lançará em Janeiro.


Isto não são apenas suposições, foi a própria marca francesa quem o confirmou, pelas palavras do seu vice-presidente para o planeamento de produto.

"Um SUV RenaultSport? Porque não?", assumiu Bruno Ancelin. "Já fizemos alguns protótipos e não temos dúvidas de que funciona bastante bem no caso dos SUV. Veja-se os nossos concorrentes, muito deles estão a fazê-lo e funciona. Portanto pode funcionar para o Captur como funcionou para o Nissan Juke".

Ancelin disse mesmo que poderia haver alguma colaboração entre a Renault Sport e a sua equivalente da Nissan, a Nismo, de forma a trocar experiências e a evoluir mais rapidamente os produtos em que têm mais experiências. Dando, assim, a entender que as versões desportivas dos SUV da Renault podiam ter a mão da Nismo. "Eles não têm um Micra Nismo, mas nós temos o RenaultSport Clio… Procuramos sinergias com a Nismo e é provável que acabemos por nos ajudar uns aos outros, essa é uma forma crucial de funcionar dentro da Aliança".



Quanto a "timings" para ter versões "musculadas" do Kadjar ou do Captur no mercado ainda não há. "A
decisão de os fazer ou não ainda não foi tomada"
, afiançou Ancelin. "Mas se decidirmos avançar não demorará muito tempo a ter uma versão dessas pronta".

O presidente da RenaultSport, Patrice Ratti, apoia claramente a ideia: "Um SUV é algo que estamos a explorar, pois é um segmento que não pára de crescer e vemos algumas versões desportivas bem no topo. Ainda precisamos de responder com clareza ao que deve ser um SUV RenaultSport, mas se virmos o que a Porsche fez com o Macan, temos de reconhecer que fizeram um magnífico trabalho!".


Utilizando o Kadjar e o Captur plataformas comuns aos Nissan Qashqai e Juke, respectivamente, há muito trabalho de base que já foi feito pela marca nipónica e que poderá ser agora aproveitado. Resta saber se da parte do "marketing" haverá, de facto, interesse em avançar com um projecto destes.

Em destaque